domingo, 29 de novembro de 2015

E, de repente, o que era plural e variado virou uma coisa só... Como pode? Será que pode?

Boa tarde, meus amigos!

Domingão aí, já é início de tarde e está na hora de conversarmos mais um pouco.
Reconheço que exagerei na complexidade do post anterior...
Me animei com os vídeos, com as animações que mostravam o funcionamento das engrenagens epicicloidais, e fui longe.
Mas o universo dos câmbios automáticos veio mais para perto das nossas mentes, não foi?
Acho que ficou mais fácil entender o funcionamento das transmissões que, hoje, cada vez, mais, equipam nossos automóveis.
Vou, no entanto, tratar dos assuntos com mais calma, eu prometo!
Comecei a falar de transmissões automáticas lá nos primórdios do blog e, se bem me lembro, abordei o tema com foco na maneira pela qual o proprietário de um carro, com este tipo específico de transmissão, teria de economizar uns bons trocados ao fazer a manutenção preventiva da caixa de marcha.
Bom, há uma forma de economizar muito quanto o tema é transmissão automática e basta que o proprietário troque, com certa regularidade, o fluido hidráulico responsável pelo funcionamento da transmissão para que o componente, como um todo, tenha sua vida útil prolongada.
Pronto! Falei!
Mas... E aí? Como se faz isso? Qual é o fluido hidráulico adequado para a transmissão do carro que o leitor possui? Qual fluido trará benefícios reais para a transmissão automática?
Meus amigos, hoje a coisa está muito mais fácil...
Podem acreditar.
Para quem abre o manual de instruções do automóvel do qual é proprietário e lê algo do tipo "DEXRON II", "DEXRON III", "DEXRON III-G", DEXRON III-H", "LT71141" ou, até mesmo, "DEXRON VI", a dica é uma só: substitua o fluido pelo que há de mais moderno.
E o que é o "mais moderno"?
É o fluido de classificação "DEXRON VI".
Espera aí, Xamã! Como é que é isso? Eu sempre ouvi que o fluido tinha de ser o que estava especificado no manual do proprietário e você aparece, agora, do nada, e me diz que posso substituir o fluido especificado pela fábrica por um outro?
Que negócio é esse?
Outra coisa: Com qual regularidade eu troco o tal fluido? Anualmente? Semestralmente? Com que quilometragem eu mudo o óleo?
Eu disse que seria didático. Por conta disso, não se desespere ao ler termos técnicos e achar que não sabe mais nada sobre o tema que é alvo de discorrimento.
Vou explicar a partir de agora e peço que o amigo leitor preste muita atenção.
Sempre tive, em minha mente, a noção de que, dos lubrificantes que conhecia, o mais complicado de ser produzido talvez fosse exatamente o óleo das transmissões automáticas. Por uma lado, o fluido tinha que impedir o atrito entre as partes/peças metálicas, criando um filme entre estas partes que impedisse o atrito/contato direto, e, por outro, devia permitir o acoplamento de discos de fricção internos, sem permitir o escorregamento entre eles.
James Dickey, um americano que foi consultor de lubrificantes por mais de 40 anos na Exxon, afirmava o que eu há pouco disse.
Deixando, porém, os pensamentos que voam de lado, passemos ao assunto propriamente dito:
As transmissões automáticas, até o ano de 2006, contavam com vários tipos de fluido hidráulico para o correto desempenho de suas funções.
A origem da classificação dos fluidos hidráulicos remonta o longínquo ano de 1949, quando a General Motors norte-americana adotou a classificação "Type - A" nos fluidos utilizados nas transmissões automáticas Dynaflow, dos carros fabricados pela sua divisão Buick, em 1948.
Mais tarde, em 1957, surgia o "Type -A, Sufix - A" (TASA), que foi sucedido pelo fluido com a primeira classificação "DEXRON", em 1967.
Peço aos amigos que percebam que são clasificações todas adotadas por um único fabricante de veículos. No caso, a General Motors...
A Ford e a Chrysler norte-americanas adotaram classificações próprias de fluidos de transmissões automáticas e este será um assunto que abordaremos mais à frente. Há muitos proprietários de veículos Ford que acessarão este blog e se perguntarão o porquê de eu não estar falando da classificação "MERCON" aqui,
Bem, fiquem tranquilos!
Falaremos, em breve, dos "MERCON", do histório dos mesmos e das suas características físico-químicas, a exemplo do que faço agora com os fluidos de classificação "DEXRON".
Abordo o tema da forma como faço, pois é preciso honrar as promessas feitas quando comecei a falar das caixas de marcha automáticas, lá no dia 09 de novembro de 2015.
Já vimos que a classificação "DEXRON" surgiu em 1967.
Em 1972, surgia a classificação "DEXRON II", logo sucedida pela classificação "DEXRON II-D", em 1975, haja vista a adição de novos componentes químicos, modificadores do coeficiente de fricção, ter levado o primeiro fluido "DEXRON II" a apresentar problemas de corrosão/oxidação nos trocadores de calor das transmissões automáticas dos veículos GM. No fluido "DEXRON II-D" foram adicionados aditivos inibidores de corrosão, portanto.
Ainda surgiria uma classificação "DEXRON II-E" (GM specification number 6137M), no ano de 1991, com aditivação específica para conter o excessivo efeito higroscópico dos fluidos de transmissão e, em razão disso, aumentar a longevidade dos mesmos.
Em 1993, aparece a primeira classificação "DEXRON III" (Código GM6417M, mais tarde substituído por GMN 10055).
O fluido "DEXRON III", além de ser mais avançado quimicamente, era mais resistente ao desgaste que todas as classificaçoes anteriores, porém com elas compatível. Assim, quem usava fluido de classificação "DEXRON II", podia usar tranquilamente o fluido "DEXRON III", com vantagens evidentes de durabilidade e longevidade, em suas caixas automáticas.
Eu mesmo, caro leitor, quando via que as classificações dos fluidos de direção hidráulica dos meus saudosos Chevrolet Corsa (2008) e Vectra (2009) ainda eram "DEXRON II", fazia a substituição dos mesmos por fluidos de clasificação "DEXRON III", sem quaisquer preocupações.
E, modéstia parte, o serviço ficava bom... Muito bom!
Mas surgiram variações por sobre a classificação "DEXRON III" e, aí, a coisa começou a complicar.
Muitos fabricantes, a exemplo do que fizera a GM lá em 1949, começaram a criar nomes próprios para os seus fluidos de transmissões automáticas, deixando os proprietários dos seus automóveis com uma, duas ou várias pulgas atrás da orelha na hora da substituição dos respectivos fluidos.
Vou dar um exemplo: o grupo PSA, que engloba as marcas frencesas Peugeot e Citroen, adotou, nas transmissões automáticas de seus veículos, um fluido classificado como "LT71141". O óleo foi produzido primeiro pela Esso e, depois, passou a ser produzido pela Mobil. Eu mesmo, após pesquisar muito, cheguei à conclusão de que o caríssimo "LT71141" não passava de um fluido comum, de classificação "DEXRON III-H", mas com coloração marron, para os carros fabricados pelo supramencionado grupo.
Olha a confusão aí!
A própria Toyota adotou classificação própria, denominando seus fluidos de transmissão automática com as siglas "T-IV" e "JWS 3309"...
Obviamente, o tal fluido "LT77141" da Peugeot/Citroen podia, realmente, conter mais diferenças, em termos de aditivação, além das que mencionei, mas todas as pesquisas que realizei à época - corria o ano de 2012 - me levaram à conclusão de que a classificação específica tinha motivos muito mais ligados ao aspecto financeiro ($$$) do que propriamente técnicos.
Não foi apenas esta derivação da classificação "DEXRON III" que surgiu.
Antes mesmo de existir o "DEXRON III - H" (lançado em 2003...), existiram o "DEXRON III-F" (1994) e o "DEXRON III-G" (1997). Se não me engano, foram variações que surgiram sempre com mudanças na aditivação e que tinham, como principal objetivo, uma maior vida longa das transmissões, com menores formação de espuma e oxidação e maior estabilidade quanto à manutenção do coeficiente de atrito proporcionado aos discos de fricção.
A novidade aparece com o fluido "DEXRON VI", que surge em fins de 2005, já como equipamento padrão das transmissões da General Motors para o ano de 2006.
A nova classificação surge para substituir a última classificação vigente, que era a "DEXRON III-H"...
As licenças/classificações todas anteriores, notadamente as variações que sucederam à primeira classificação "DEXRON III", expiram no ano de 2006 e a própria General Motors aparece para resolver a questão ao afirmar o seguinte, categoricamente: "O fluido DEXRON VI é compatível com todas as formulações anteriores e as substitui sem problemas!".
Acabara o problema dos proprietários de veículos equipados com caixas de marcha automáticas, no que concerne à definição do fluido ideal.
Os custos também caíram de maneira substancial.
Em um passado recente, obviamente em se aproveitando da extensa gama de fluidos existentes, os fabricantes e comerciantes "caprichavam" nos valores cobrados por fluidos claramente ultrapassados, mas específicos para cada tipo de transmissão. No caso dos carros do grupo PSA (Citroen/Peugeot), era comum ouvir que "acaso não fosse utilizado o fluido LT71141 ou o Pentosin ATF1, a transmissão seria destruída". Pior ainda eram os valores cobrados pelo tal fluido "DEXRON III-H", de cor marrom ou caramelo, que era utilizado pelas tais transmissões francesas.
Assim foi por muito tempo, meus amigos.
Era triste mexer nos carros e gastar o que se gastava, sem se ater para a existência de algo melhor e muito, mas muito mais barato.
Hoje, porém, não há mais dúvidas.
Se está escrito no manual do carro que o óleo utilizado é um "DEXRON II" ou "DEXRON III", incluídas aí todas as variações existentes dentro dos dois universos citados, fique tranquilo e vá a uma loja comprar fluidos "DEXRON VI", pois as transmissões automáticas agradecerão.
O mesmo vale para os circuitos hidráulicos das direções hidráulicas, que usam também fluidos de classificação "DEXRON".
Testes realizados já por institutos conceituados mostraram que as vantagens do "DEXRON VI" sobre a antiga classificação "DEXRON III" são muito maiores dos que as que podiam ser esperar, dentro de um quadro evolutivo.
Um moderno fluido "DEXRON VI", como o utilizado pelas caixas de marcha dos modelos fabricados pela General Motors a partir de 2006, nos EUA, e a partir de setembro de 2008, no Brasil, quando foram iniciadas as vendas ao público dos Chevrolet Captiva V6 - que já eram equipados com transmissão automática de 6 marchas -, apresenta  100% de melhora no coeficiente de fricção se comparado a um "DEXRON III", 120% de melhora na durabilidade dos discos de fricção - verdadeiras embreagens das transmissões automáticas -, 150% de melhora no que concerne à formação de espuma e 100% de melhora quanto à oxidação do fluido no decorrer do tempo.
Há, ainda, que se falar que um fluido "DEXRON VI" demora muito, mas muito mais tempo para perder sua viscosidade acaso comparado a um "DEXRON III" comum...
Em suma, o "DEXRON VI" dá um "banho" em todos os quesitos!
Os dados não foram inventados e podem ser obtidos com facilidade na internet.
Pergunta que jaz não respondida: Será que ainda resta alguma razão para alguém preferir um fluido "DEXRON III" à utilização do "DEXRON VI"?
Resposta: É óbvio que não!
Mas e a questão da regularidade da troca? Como fica?
Substitua o fluido da transmissão a cada 40.000 ou 45.000 quilômetros rodados, independentemente do tempo ou período do óleo, e seja feliz. Mas, se a questão for o tempo e não a quilometragem percorrida, não deixe que o fluido permaneça na caixa, mesmo que o carro não esteja rodando, por mais do que quatro anos, eis que já se constitui um período limítrofe para a oxidação do lubrificante.
Se a transmissão permitir a troca do filtro interno de óleo, faça a substituição do elemento filtrante juntamente com a mudança do óleo, mas deixemos este assunto para uma outra ocasião.
Em um post futuro, falarei como é feita a troca do fluido em sua inteireza e sobre a existência de um filtro interno nas transmissões automáticas, OK!
Por hoje, acho que já enchi a mente dos meus amigos com muitas informações e já deixei claro uma coisa: Fluido bom para as transmissões que usavam óleos de classificação "DEXRON", é o "DEXRON VI".
Um abraço a todos e desejo uma semana iluminada, cheia de boas e importantes realizações, para os meus amigos leitores.
Valeu!

Xamã do Brasil.

96 comentários:

  1. Fala Xamã, grande post uma aula sobre lubrificantes. Até me animei de colocar o Dexron VI agora.

    Agora me fala, o seu aparelho de troca de óleo já está pronto para a venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido RGDL, boa noite!
      Sim, a máquina está pronta!
      Tenho cerca de cinco para vender, mas estou fazendo testes exaustivos e custosos ($$$), pois tenho uma responsabilidade muito grande de que o funcionamento da máquina não causa qualquer dano às AL4 4 AT8...
      Como já estou nessa faz mais de ano, peço a paciência do amigo por mais alguns dias, pois logo postarei lá no forum do Citroen o link do Mercado Livre com a máquina para venda.
      Nem pessoa jurídica sou, mas fiz e já registrei a patente. Acho que é a única do mundo que faz a lavagem geral da AL4 em cerca de três minutos...
      Um abraço grande, meu querido e muito obrigado pela visita. Se puder ajudar indicando este blog aos amigos, agradeço.
      Tô no início, mas tenho uma responsabilidade enorme para com os assuntos que trato aqui.
      Muito obrigado, mais uma vez, por ter vindo aqui e ter lido meu post.

      Excluir
    2. Olá Xamã e rgdl, estou acompanhando aquele post do fórum do Citroen sobre os lubrificantes do AL4. Cara se as concessionárias tivessem profissionais como a metade do conhecimento de vocês.... Rgdl, você recomenda veementemente o ACDELCO Dexron VI para o AL4, acho que meu AL4 nunca foi trocado, estou pensando seriamente em fazer a lavagem com ele. O que você acha Xamã ?(tentei postar no fórum também mas por algum motivo não foi permitido)
      Grande Abraço!

      Excluir
    3. Pode usar o ACDelco DEXRON VI sem problema algum. A transmissão ficará muito melhor. Nem mesmo o fluido recomendado pelo fabricante é tão eficiente, acaso comparado ao DEXRON VI. Vai com fé!

      Excluir
    4. Muito obrigado pela sua resposta. Já escrevi no C4 Clube sobre você e seu Blog (ótimo) e quanto tem ajudado. Fique com Deus !

      Excluir
    5. Bom dia Eduardo.

      Me chamo Thiago Rocha, e sou da cidade de Jarinu-SP.

      Show os posts sobre fluido pra AL4. Achei o Mobil DEXRON VI entre 35 e 55 reais o litro (bem melhor que o LT71141, que é vendido a 140 reais na Citroën e 179 reais na Peugeot). O que você me diz sobre o Elf RenaultMatic D3 Syn? É o óleo original do cambio DP0 (primo-irmão do AL4), e achei a 50 reais o litro em concessionária. Tem um cara (Theobaldo Silva - THEOMAVE) que trabalha com manutenção de cambio automático e usa ele nos cambios PSA e diz não ter problemas, mas queria saber se você que pesquisou mais sobre o assunto.

      PS 1: Estou ausente do CCdoB, mas pretendo voltar pra lá em breve.
      PS 2: Tem informações sobre a máquina de troca de fluido do AL4?

      Excluir
    6. Prezado Thiago Rocha,
      Olha, eu iria de DEXRON VI por uma razão simples: o Renaultmatic D3 Syn é ainda um fluido DEXRON III-H, ou seja, muito inferior ao DEXRON VI, em resistência ao cisalhamento e à oxidação.
      Pode usar o DEXRON VI e abusar da caixa, pois o fluido é bem melhor. Obviamente, tome as cautelas de praxe, quanto à eletrônica da AL4, com reset dos parâmetros autoadaptativos e do contador de desgaste do fluido, OK!?! Quanto à máquina que fiz, está pronta e operando a pleno. Procuro, agora, alguém que tenha interesse em adquirir a patente, para produção em série, a baixo custo.

      Excluir
    7. Ola uma pergunta, ja fez trocas com este oleo e durou mais que o normal ou e 40 em 40 mil as trocas?

      Excluir
    8. Boa noite, Edardo! Olha, o fluido DEXRON VI dura mais até do que 100.000 quilômetros e é muito superior, tecnicamente falando, se comparado ao DEXRON III-H. Mas a troca deve ser feita a cada 40.000 quilômetros, preventivamente, para evitar a saturação do filtro de particulados metálicos da AL4, que é interno e que necessita, caso tenha que ser trocado, da abertura completa da caixa. E isto custa muito caro. Por isso venho aconselhando trocas com cunho preventivo.

      Excluir
  2. Boa tarde, caros colegas. Eu logo comprarei um c4 pallas e gostaria de saber se vc's poderiam dar algumas dicas? Obrigados a todos
    Caso alguem conheça encontro dos donos no RJ, por favor, me avisem!!!

    Obirgado pela atenção e parabéns pela excelente blog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carrão Leandro !! Se tiver a oportunidade de pegar um EXCLUSIVE é uma boa. O meu não é mas mesmo assim é um ótimo veículo. Bom, o que eu posso dizer para você é sobre a questão do óleo do câmbio desse carro que, segundo o nosso amigo Xamã (e eu confirmo), existe óleo mais moderno e mais eficiente e compensa muito fazer a troca. Aqui no blog o Eduardo (autoridade no assunto) fala bem disso.
      Qualquer coisa posta aí. Abraço.

      Excluir
    2. Leandro, meu caro, o carro é muito bom! Os primeiros cuidados dizem respeito aos fluidos e filtros, que devem ser logo trocados. Isto te dará um plus na segurança! Sistema de refrigeração deve estar límpido e com aditivo (nada de água de bica no radiador, hein!?!). Velas de ignição e bobinas devem ser verificados e substituídos, acaso demonstrem desgaste acentuado. Quanto ao óleo do câmbio, já te dei a dica: vai de DEXRON VI traquilo. Sobre componentes de suspensão, te aconselho a levar o carro em um mecânico de confiança, para avaliação do estado das buchas de bandeja, de eixo traseiro, batentes, pivôs, terminais de direção e amortecedores. É isso! São cuidados normais para quem quer ter paz com o carro...

      Excluir
    3. Muito obrigado, eduardo. Vou ver com carinho. QUalquer coisa, dou um grito. Obrigado pela atenção. Tamo junto!

      Excluir
  3. Olá Xamã! Mandei uma mensagem no seu Face também. Eu troquei as solenoides, os anéis e o óleo do AL4 !! O Carro ficou ótimo !! Você acha que mesmo assim devo zerar o contador de desgaste do óleo? Aguardando atualizações no blog kkk! Abração ! Icaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ícaro, meu caro, mil desculpas pela demora em responder.
      Estive muito, mas muito ocupado por estes dias e não pude dar a atenção que o blog e meus leitores merecem.
      Vamos à resposta: Sim! Zere o contador de desgaste do óleo e faça, via Lexia, o reset dos parâmetros auto-adaptativos do AL4. O carro muda! Fica outro!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Xamã, quando se faz o reset dos parâmetros auto-adaptativos ele zera o contador de desgaste ? Ou são coisas separadas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leonardo, boa noite! Obrigado por confiar tua dúvida a este blog! Mil desculpas em te responder, OK!?! Bem, são coisas separadas. Há um contador de desgaste que pode receber nova numeração ou ser zerado, sem que se faça o reset dos parâmetros. E há uma opção do Lexia para o reset dos parâmetros auto-adaptativos da caixa. Se for feito o reset sem que se zere o contador, pode ocorrer da central do câmbio cortar o sinal com a BSI e o carro parar de funcionar do nada. Já ocorreu em um Citroen que mexi e o dono não sabia o porquê do veículo ter "cortado", em meio ao trânsito, do nado, só ligando alguns minutos depois. No Lexia, vi que a central perdera o contato com a BSI e que o contador estava próximo de zero. O proprietário do carro, então, me contou que fizera uma troca de óleo "parcial" e que diminuíra o contador em 2.500 pontos, sendo feito também o rest da centralina da AL4. De fato, uma coisa não leva à outra no aparelho, apesar de eu achar que deveria acontecer assim. Mas, digo uma coisa: Se fizer o reset, após a troca do fluido, zere o contador. Fiz o seguinte, no meu caso: zerei o contador, após a troca completa do fluido e, logo depois, fiz o reset dos parâmetros auto-adaptativos. Ficou bom e nunca verifiquei problemas de comunicação entre a centralina da AL4 e a BSI do Pallas. Segue meu conselho, capricha na troca do fluido e vai dar tudo certo. Um abraço e muito obrigado por confiar tuas dúvidas a este espaço.

      Excluir
  6. Eu quis dizer "Mil desculpas por ter demorado tanto a responder, OK!?!". Valeu por visitar este blog! Se puder, divulgue para os amigos e parentes. Tô aqui para ajudar no que for possível.

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo blog e ajuda aos proprietários psa. Possuo um citroen c5 v6, com cambio am6, li a respeito que deve ser colocado o oleo mobil atf 3309, ou outro que tenha a especificação jws3309, minha duvida seria se também posso usar no lugar o dexron vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marco, vc pode e deve usar o DEXRON VI, sem que preocupações invadam a tua mente.
      O JWS3309 não passa de um fluido DEXRON III, com denominação própria. Adote o muito mais moderno DEXRON VI e seja feliz!!!

      Excluir
    2. Pode ser usado mesmo se não tenha a especificação JWS3309 no rótulo? Estranho que os motul, castrol, valvoline mais caros tem, já mobil dexron vi que acha-se por 30,00 reais não tem.

      Excluir
  8. Finalmente, um serumaninho da hora pra ajudar a nós que precisamos entender nossos carros. Muito obrigado pela iniciativa e boa vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara esses posts abriram minha mente, excelente mesmo!

      Excluir
    2. Bruno, meu querido, muito obrigado pelas tuas palavras. Pessoas como você me ensinam o caminho a ser trilhado. Vou trabalhar mais neste espaço e fazer mais por vocês, que dão razão às pesquisas que faço e à alegria que sinto por poder dividir conhecimento.

      Excluir
  9. Parabéns pelo Blog e pela disponibilidade ... agora uma pergunta: Qualquer Dexron VI? Ou em sua visão existe marca melhor que outra. É que tenho uma captiva, 2.4 e o valor que encontrei do Dexron VI da AC Delco é quase o dobro do Dexron VI da Mobil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, tanto o Dexron VI da AC Delco quanto o da Mobil são feitos pela Cosan (http://www.cosan.com.br), aliás o Dexron VI genuíno da GM também é feito pela Cosan.

      Tanto o óleo da Dexron VI Mobil quanto o da GM são semissintéticos e acredito que o AC Delco também seja.

      Sendo assim, vale o mais barato. Eu comprei aqui no Rio de Janeiro uma caixa com 24 litros do Dexron VI da GM por R$ 900,00 na duchaolubrificantes.

      Excluir
    2. Xamã, vou trocar o óleo do meu al4 por um dexron VI. A dúvida é, preciso esgotar todo o óleo ou posso trocar com os 5 litros mesmo?

      Excluir
    3. ThiLFerraz, boa noite. É o seguinte: esgote o óleo que estiver na caixa pelo dreno, que é um segundo parafuso que fica localizado após o parafuso de checagem do nível. Há vídeos na internet, que ensinam a chegar ao parafuso de dreno. Mas é fácil de fazer. Após a drenagem, feche o dreno e o parafuso de checagem de nível e verifique, em uma garrafa pet comum, a quantidade de óleo que saiu da caixa AL4. Após isso, insira a mesma quantidade de fluido novo na caixa pelo bocal de abastecimento, que fica localizada na parte de cima da caixa, de maneira que não haja alteração do nível correto do fluido. Rode um pouco com o carro. Repita todo o processo, de modo que o fluido vá sendo renovado aos poucos. O ruim desse método é que são necessários muitos litros de fluido DEXRON VI para que ocorra a renovação. Os 05 litros, no teu caso, não serão suficientes para uma limpeza eficiente da caixa. Há estórias de gente que gastou 24 litros de óleo nesse processo. Se eu estivesse no RJ, na minha casa, eu ofereceria uma troca de fluido em utilizando a máquina que criei. A troca leva 30 minutos para ser feita e só são necessários 08 litros de óleo para a completa renovação do fluido. Depois, via LEXIA, eu fazia o reset da AL4, com a reinicialização dos auto-adaptativos e do contador de desgaste do óleo.

      Excluir
    4. Xamã, boa tarde. Eu sou de Itaboraí/RJ. Gostaria de saber mais sobre essa sua máquina de troca de óleo do AL4, pois o antigo dono fez a troca parcial e usou, pasmem, Lubrax ATF TA. Eu ainda tenho aqui 3 litros do Pentosin AT1 que meu pai usava na camionete dele, mas pretendo fazer a troca completa seguindo sua recomendação de usar o Dexron VI.

      Excluir
    5. Olá, Alvaristo! Sou do RJ, mas estou nos EUA, cuidando de um projeto de start up. Bem, a máquina existe e já foi patenteada. Troca o óleo integralmente, em se utilizando apenas de 8 litros de fluido DEXRON VI. Estarei voltando para o Brasil daqui a umas duas semanas. Se quiser conversar sobre a máquina e sobre sua utilização, é simples e rápida e funciona 100%. De fato, o Lubrax ATF TA é totalmente desaconselhável quando tratamos de caixa AL4. O fluido terá de ser totalmente renovado, para preservar a caixa de marchas.

      Excluir
    6. Caro Eduardo, sou de uma cidade próxima de Niterói (coisa de 20 ou 30 minutos). Se puder me chamar no whatsapp (+55 21 99827-8222) ficaria extremamente agradecido. Quanto à utilização da máquina, eu de fato gostaria de ver de perto seu funcionamento, até porque no meu círculo mais fechado de amigos são mais 4 carros com AL4 além do meu, com previsão de mais 2 chegando em breve. Talvez, dependendo do custo, seria bastante interessante para nós mesmos adquirirmos uma máquina dessas. Atualmente estamos conversando mais frequentemente sobre a aquisição do LEXIA. Obrigado pelo retorno e sigo no aguardo do seu contato pelo whatsapp. Abraços!

      Excluir
    7. Boa noite, Alvaristo!
      Mil desculpas pela demora em te responder, mas já anotei o teu contato e quando estiver no Brasil - ainda não consegui voltar, para variar... -, te ligo diretamente.
      Podemos conversar sim!
      O blog deu uma "freada" em novos posts, mas tá acontecendo isso por conta da minha carga horária exaustiva no trabalho que desenvolvo por aqui. Vou voltar a postar sobre a AL4 e postar um vídeo da máquina sendo usada na referida transmissão.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. XAmã,tenho um c4 pallas e o meu tem apresentado alertas de defeito na caixa do câmbio e trava na marcha 3, por enquanto desligo e ligo o carro e ele volta ao normal, depois de um tempo volta a apresentar o mesmo problema.
    Vc acha válido trocar o óleo e mais algum item de vedação ou será que terei que trocar a caixa do câmbio msm?
    Parabéns pelo blog, ótimas informações inclusive para pessoas leigas no assunto (meu caso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keila, boa tarde!
      Olha, quando o defeito some com a reinicialização do sistema (liga e desliga do carro) e, infelizmente, volta a aparecer, aconselho fortemente a troca das solenóides do corpo de válvulas da caixa AL4.
      O que ocorre é que elas deixam de responder às solicitações da central, principalmente quanto à regulação da pressão interna da caixa e, isto, acaba por gerar códigos de erro, o que faz com que a caixa entre em modo de emergência e, literalmente, "trave" em terceira marcha.
      A caixa está apresentando trancos nas mudanças de primeira para segunda marcha?
      Nas reduções para primeira marcha, nas freadas, está apresentando trancos também?
      Se não há trancos, mas apenas travamento em terceira marcha e mensagem de defeito, compra o kit de solenóides do corpo de válvulas da caixa e seja feliz após a troca.
      Se há trancos e se eles estão num crescente, a caixa está apresentando vazamento de pressão nos anéis de compressão da tampa lateral ou nas buchas internas do eixo da primeira marcha.
      Aí, a questão é a substituição destes anéis de compressão, dos pistões internos e das buchas dos eixos, sem esquecer de substituir as solenóides.
      Após os serviços mencionados, faça a renovação do fluido da transmissão e siga em frente! Um reset, ao final, deixará a caixa nova, de novo!
      Não é necessária a substituição integral da caixa. Quanto mais os itens originais da AL4 (peças de fábrica) forem mantidos e a qualidade das peças de reposição for elevada, maior a garantia de longevidade, OK!?!

      Excluir
  12. Xamã, vc vende essa maquina de trocar oleo? No caso se eu conprar 8 litros de oleo e trocar numa oficina consigo renovar completamente o oleo da caixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobilíssimo ThiLFerraz, boa noite!
      Não vendo a máquina, pois não tenho como a produzir em série. Estou oferecendo a patente da mesma para fábricas que possam fabricar em larga escala, a um custo baixo. Bem, se o amigo comprar aenas 08 litros de fluido, estará longe de conseguir renovar o óleo todo da transmissão AL4. Aconselho, no caso da troca do fluido ser feita pelos métodos tradicionais, à utilização de, pelo menos, uns 15 litros de fluido DEXRON VI, OK.

      Excluir
    2. Xama, sem querer abusar, mas se eu efetuar a troca em uma oficina especializada, os 8 litros serão suficientes? Pois lá eles tem maquinário. Ja me falaram que em posto se gasolina eles tem equipamento que tira por sucção isso procede? Seria viável? Trocando numa oficina será que perco a garantia por não utilizar o homologado atf 711? Muito obrigado.

      Excluir
    3. Prezado ThiLFerraz,
      Não existe máquinário que remova o fluido da AL4 por sucção.
      Isto é conversa fiada de posto que quer pegar o serviço e o teu dinheiro, sem te oferecer os resultados ideais.
      Os 8 litros que o amigo citou não são, infelizmente, suficientes para a troca, a não ser que seja utilizada uma máquina específica como a que criei para isso.
      Digo ao amigo uma coisa: Já teria te oferecido uma troca de fluido na minha casa, mas estou sem o Lexia para avaliar o estado da tua caixa de marcha e estou sem a máquina em mãos, eis que a forneci para uma fábrica, para pré-testes de produção em série.
      De qualquer forma, não vislumbro como será feita a retirada do fluido por sucção, sem deixar parte do óleo no interior do conversor de torque.
      Vá a uma oficina que trabalhe com transmissões automáticas e compre mais alguns litros de óleo, para que a troca seja mais bem sucedida. Calculo que vá precisar de uns 18 ou 20 litros de óleo, para que as trocas sucessivas realmente consigam renovar o fluido em sua inteireza.
      OK!?! Se estiver em dúvida, me manda mensagem. Já estou no Brasil e tenha até que procurar outros amigos do blog, que queriam informações sobre a máquina de troca de óleo da AL4.
      Um abraço grande!!!

      Excluir
    4. Ahhhhhhh, sim!
      Sobre a questão da garantia de fábrica: Creio que se a caixa de algum problema, dentro do período de garantia, e for aberta, o fabricante se recusará a dar garantia. A razão é simples: o fluido LT71141 é de cor marron clara e o fluido DEXRON VI, bem mais moderno, é de cor vermelha. Se a alteração na cor do fluido for verificada, o fabricante poderá alegar alteração das características originais da caixa e poderá negar garantia.
      Então, aconselho, se a AL4 for de veículo novo, ainda na garantia, que a substituição do fluido observe o preconizado pela montadora, ou seja, que sejam utilizados os fluidos Pentosin ATF1 ou o LT71141.

      Excluir
  13. Eduardo

    Tudo Bem ?

    Como está a vida nos EUA ? Esto que melhor do que a nossa aqui na Pátria Amada Brasil =/ eu moro em um interior e só consegui achar o óleo original da GM DEXRON 6 Semi sintético nem o ATF1 ou o LT71141 tem para vender kkkk o que você me diz posso usar o Dexron 6 Semi sintético ? Meu Cambio esta com 88K e nunca deu problemas porem o seguro morreu de velho srsrs.

    ResponderExcluir
  14. Júlio, boa tarde!
    Pode usar o DEXRON VI semissintético tranquilamente. O fluido é muito bom! E tem preço interessante em algumas revendas GM.
    Usei este fluido quando testava a máquina que criei para a "lavagem" da AL4 e nunca enfrentei qualquer contratempo.
    Voltei aos EUA faz pouc tempo, mas devo passar o revéillon no Brasil, na região de Búzios, com a família.
    Obrigado por visitar o blog. Ajude, por favor, a divulgar este espaço.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde
    Estou para adquirir um C5 v6 ano 2005.
    Ele apresentou, com o atual dono, defeito na solenoide (corpo se válvula)
    A questão é qual o oleo recomendado e se conhece esta transmissão e se isso pode ocorrer novamente con as outras solenoides que não serão trocadas agora.
    Obrigado

    Donovan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Donovan,
      Boa tarde! Olha, se for o câmbio AM6, de 6 marchas, fabricado pela Aisin, o óleo original seria o Mobil (Cosan) JWS3309, mas que pode e deve ser substituído pelo DEXRON VI, semissintético ou sintético, sem qualquer problema. É uma transmissão famosa, por equipar vários outros carros de luxo, e não costuma ser problemática. Já é praxe nas oficinas do ramo não usar mais o fluido JWS3309, por conta do custo mais elevado e da inferioridade técnica frente ao mais moderno DEXRON VI. Sobre as solenóides, não acredito que se estão funcionando bem, possam dar defeito em breve. Para tirar a dúvida, depois que for feita a substituição das defeituosas, passe o carro no Lexia e verifique a atuação de solenóide por solenóide. Este teste pode ser feito pelo scanner. utra dica é verificar pelas atualizações do software do câmbio, que podem ter acontecido e alterado a forma e tempo de troca de marchas. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição. Um abraço grande!

      Excluir
    2. Eu acabei comprando o carro. Fiz até outra pergunta lá em baixo.
      Como comprei o carro e ainda não tinha tido tempo de ver sua resposta, acabei trocando o oleo e coloquei o 3309. Uma pena, se tivesse lido sua resposta já tinha colocado o Dexron VI.
      Qdo comprei, o antigo dono levou ele numa CC Citroen e fizeram a atualização do software transmissão, eu estava perto e vi tudo.
      Já sendo de minha propriedade, levei na oficina e fiz a troca do fluído e reparo em algumas solenoides. Saiu bom da oficina, mas agora apresenta tranco na ré qdo frio e da 3 para 4 frio e quente tanto marcha para cima qto marcha para baixo. As outras são tão macias que você nem sente só se ficar olhando para o conta giros e notar que o giro desceu. Ou seja, tudo certo na 1, 2, 4, 5 e 6 marcha.
      Qual sua opinião?

      Obrigado
      E novamente Parabéns pelo espaço

      Excluir
    3. Prezado Donovan,
      Passei um tempo pensando em como ia te responder...
      Bastante tempo, aliás, eis que tua pergunta data do início do mês passado.
      Mas sou um obcecado pela perfeição, meu nobre. Te peço desculpas pela demora em lhe atenuar a curiosidade e te digo que a demora teve fundamento.
      Estou envolvido em tanta coisa e também estou preocupado em apresentar novos posts...
      Bom, fui pesquisar a respeito da tua transmissão, sobre o projeto da mesma, de modo a não escrever algo sem fundamento sobre as causas dos problemas que tens enfrentado.
      Vamos lá: o carro passou por reparos nas solenóides já nas tuas mãos, o fluido foi trocado e o carro só apresenta pequenos trancos em marchas determinadas, sendo que, nas demais, é uma suavidade só.
      A caixa tem histórico de defeito no corpo de válvula, com o proprietário anterior, como pude verificar na tua narrativa.
      Olha, antes de tudo eu verificaria, via scanner, o software da transmissão, a superveniência de códigos de erro e a frequência de trabalho das novas solenóides.
      Além disso, verificaria a pressão de trabalho da caixa e se se encontra dentro dos parâmetros ideais.
      Às vezes, uma ligeira queda de pressão já se faz sentir nas trocas de marcha e não se trata realmente de um problema da transmissão, no geral, mas retrato do envelhecimento do conjunto como um todo.
      Depois, verificaria se foi trocado o filtro de óleo da caixa, pois sua substituição, quando da mudança das solenóides, era imprescindível. Caso não tenha sido trocado, pode estar saturado e fazendo a caixa operar fora da pressão ideal, além de não estar desempenhando seu papel principal.
      Estou te dizendo isso, pois observo que os problemas começaram depois que a caixa foi mexida.
      Me manda mais detalhes do carro (quilometragem, rotações de troca das marchas e as velocidades respectivas, se houve alteração nas rodas e pneus do carro e etc.).
      Tô ligado, meu amigo, e vou procurar te encaminhar para a melhor solução do problema.
      Fala mais sobre o carro, por favor.

      Excluir
    4. Caro Xama
      Conforme gentilmente solicitou, te respondo com mais informações do veículo:
      70 mil km
      trocas
      D = suave
      R = tranco
      de 1 e 2 = 1.500 rpm suave
      de 2 e 3 = 2.000 aprox tranco
      de 3 e demais suave.
      na desaceleração um tranco leve em alguma marcha;
      velocidade normal, não sou de correr, mas independente da velocidade ocorre da mesma forma.
      o carro está na oficina ha uma semana aqui em Cabo Frio RJ.
      o mecanico trabalha na solenóide numero 2 que, segundo um esquema, seria a responsável pela ré, 3 e 5 marcha.
      O que acha?
      Em relação a caixa ela não foi mexida, apenas o corpo de valvulas foi removido.
      Está Original, e não acusa nenhum defeito em scanner nem no painel, na CC foi feito a atualização do sistema e foi trocado o oleo com o DexRon VI, conforme sugeriu.
      pneus e rodas originais.
      O que acha?
      O veículo está com o corpo de valvulas na bancada.
      desde ja te agradeço

      Excluir
    5. bom dia

      este link mostrará o corpo de valvulas do meu cambio:

      http://www.solenoidpro.com/tf-80sc--am6--af40.html

      o mecanico trocou as posiçoes das valvulas, mas o problema persiste.

      o que acha?

      Excluir
    6. Prezado Donovan,
      O problema não parece estar nos solenóides.
      Parece estar nos pistões e/ou discos de fricção da caixa, eis que os trancos acontecem sempre nas mesmas marchas.
      Sei que demorei demais a te responder, mas fui estudar um pouco as características do TF-80SC, e cheguei às seguintes conclusões: O conversor de torque sofre demais com a contaminação por particulados da caixa, oriundos dos discos de fricção. O filtro deve ser trocado também. Se for possível, peça ao mecânico para dar uma geral no conversor de torque e nos discos de fricção, trocando o filtro da caixa também. A limpeza interna dos solenóides deve ser muito bem feita. A caixa tem programação que a sobrecarrega em baixas velocidades, eis que permite muito o escorregamento do conversor de torque. Assim, teu problema vai se concentrar mesmo nas peças sujeitas aos maiores desgastes. Por mim, acho que a troca dos discos de fricção e dos pistões resolve definitivamente os problemas que você está tendo.
      Obrigado, mais uma vez, por confiar em mim.

      Excluir
  16. Ola. Estou na duvida em relação a troca, ou seja, vou realizar a primeira troca de oleo do peugeot207 automatico ano 2010, sendo assim, o mecanico pediu 3 litros de oleo apenas, ou seja, sera uma troca parcial... Neste caso eu posso usar o acdelco dexron-VI nesta troca ? Pensei em trocar parcialmente, rodar um tempinho e tirar e colocar novamente mais 3 litros. O que vc me aconselha? faço esse procedimento ou uso ja q vou trocar parcialmente utilizo o renalmatic que é um dexron-iii-H?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Xama boa noite, estou para trocar as solenóides e o oleo da caixa do meu Picasso automatico e vou arriscar e colocar o dexron vi , quantos litros vou poder usar uns falam que são 5, outros 6, outros 7, estou com dúvidas e o que mais me aconselha em trocar no câmbio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado William Moreira, boa noite!
      Minhas mais sinceras desculpas pela demora em responder a tão importante questionamento.
      Sou concurseiro profissional e tenho enfrentado muitos desafios profissionais diferentes... E tudo tem acontecido ao mesmo tempo... E quem pagou a conta das minhas atividades extras foi o blog, que ficou meio de canto, mas, enfim, tô aqui, meu amigo.
      Vamos lá: Se vai partir para o DEXRON VI, a caixa automática usa 6,7 litros de fluido.
      Mas há o fato da troca demandar o gasto de litros extras, de modo que te aconselho a comprar mais, cerca de 14 litros, pois cerca de 3 litros ficam dentro do conversor de torque a cada drenagem de fluido. Umas três drenagens, somada a uma última definitiva, devem servir para a limpeza quase que completa da caixa e devem propiciar boa melhora no funcionamento do câmbio.
      E o que o amigo deve trocar?
      Bom, as duas solenóides principais da caixa (a de conrole de pressão e a de controle do pino de "lock up" da AL4) devem ser trocadas, para garantir longevidade ao serviço que você fará.
      Se a caixa não estiver "patinando", com ruídos, dando trancos ou apresentando outros defeitos, não mexa ou troque mais nada. Apenas troque as duas solenóides, substitua o fluido o máximo que puder e procure uma oficina para zerar o contador de desgaste do fluido da transmissão, o que deve ser feito via LEXIA.
      Um abraço grande! Qualquer outra dúvida, me procure! Posso demorar a te responder, mas sempre vou responder!!!

      Excluir
  20. Boa noite
    Adquiri um Citroen C5 V6 com a transmissão AM6 da Aisin.
    Ele apresenta trancos qdo frio na ré e da 3 para 4 qdo quente.
    Já efetuei a troca de óleo e no L3xia não acusa erros.
    Acredito ser as solenoides. Alguem saberia onde encontro as solenoides desta transmissão?
    Sou do RJ
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Xama
    Estou escrevendo novamente por acredito ter apertado o "Excuir".
    Então, adquiri um Citroen C5 V6 com a transmissão AM6 da Aisin.
    Ele apresenta trancos qdo frio na ré e da 3 para 4 qdo quente.
    Já efetuei a troca de óleo e no Lexia não acusa erros.
    Acredito ser as solenoides, o que acha? Você concorda, pois a transmissão está ok, fora estes que mencionei.
    Quais seriam as solenoides que poderiam apresentar estes trancos?
    Sou do RJ
    Desde já agradeço e parabéns por este espaço, venho acompanhando e aprendi bastante seus ensinamentos.
    Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo busque pela comunidade do 407 brasil, e peça pra ser adicionado no grupo do whatsap, temos pessoas com a mesma transmição do c5 v6 lá, que trocaram as solenoides.

      Excluir
    2. Prezado Donovan,
      Muito provavelmente tua análise é a correta, mas não é possível, ante à idade da transmissão e o nível de desgaste dos discos de fricção, garantir que a simples troca dos solenóides resultará em trocas suaves de marcha.
      Infelizmente, a tua caixa de marcha pode já ter sofrido os efeitos inevitáveis do desgaste de alguns componentes que influem, sobremaneira, na qualidade das mudanças de marcha.
      Te aconselho a fazer a troca dos solenóides, observando notadamente, o solenóide responsável pelo "lock up" do conversor de torque, que é um recurso dessa transmissão Aisin. Muitas vezes, na troca de marcha, a solenóide fica inativa e mantém o "lock up" do conversor, resultando em trancos. Depois da troca dos solenóides, verifica a pressão da caixa e o funcionamento desse solenóide, em especial.

      Excluir
  22. oi xamã, uso no corolla 2000, o acdelco dexron 3, mas depois desta tua excelente aula e
    explanação sobre os fluidos , vou passar a usar o acdelco dexron 4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usa o DEXRON VI. Vai ficar show!!! Muito obrigado por visitar o blog. Divulgue para os amigos!

      Excluir
  23. Substituí os solenoides e o óleo da minha al4 e coloquei dexron 6 Valvoline e agora o conversor de torque não desacopla em 2ª marcha, somente na hora de entrar a 3ª que o mesmo é desacoplado onde percebo um leve tranco e então entra a 3ª.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano, modelo e quilometragem do carro, Gustavo... Parece típico problema de atualização de software. Manda mais dados acerca do veículo, para eu poder avaliar melhor.

      Excluir
  24. Boa tarde!! Meus parabéns pelo seu conhecimento adquirido ao longo de suas incansáveis investigações. Gostaria de tirar uma dúvida, ontem troquei o conjunto do semi eixo do meu 207 SW automático e ao tirar a típica da cx de câmbio não caiu uma gota de óleo. A pergunta é a seguinte é normal? Ou tô sem óleo no câmbio. Ele está com 72 mil KM e n tem sintoma algum. Obrigado desde já pela sua paciência em responder a todos com muita seriedade. Pereira. ET meu whatsapp 11 940086060 tenho interesse na máquina q vc desenvolveu estou em São Paulo/Sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jo Per,
      Já anotei teu Whatsapp.
      Tô querendo vender a patente da máquina.
      Bom, vamos ao teu caso: a peça que você retirou da caixa de câmbio fica acima do linha média do nível de óleo da caixa AL4.
      Por essa razão, não caiu óleo da caixa, apesar da mesma estar com o fluido na parte interna.
      Para desencargo de consciência - sei bem o que é conviver com uma dúvida -, faça uma verificação do nível da caixa.
      O procedimento é simples e exige apenas que você coloque o carro em local nivelado e que seja adicionado meio litro de fluido novo pelo bocal superior de abastecimento de fluido. Após isso, deve ser retirado o bujão de controle do nível de fluido.
      Se vazar meio litro de fluido, teu câmbio estava no nível e o contador de desgaste do câmbio deve ser retornado em 500 medidas, via Lexia3.
      Se não vazar fluido pelo bujão de verificação de nível, feche este bujão e adicione mais meio litro de fluido pelo bocal de abastecimento superior da caixa AL4, até que pingue óleo pelo bujão de verificação de nível.
      Ficou claro?
      Obrigado por confiar a mim a tua dúvida.
      Eu que agradeço a tua visita a este espaço democrático.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Xamaaaaaa!

    Tenho um c4 2012 com 52k, Comprei 10 litros do mobil dx6, vou fazer 3 trocas - usaria 9 litros - uma vez que o que vai cair é no máximo 3 litros correto? e o ultimo litro seria para fazer o nivelamento. Acredito que ficaria em torno de 85% de oleo novo.

    Agora uma dúvida, meu carro é o at8 (que é o al4 melhorado correto?), o procedimento pode ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Patrick,
      Teu carro é exatamente como o meu C4 Pallas era: câmbio AL4.
      Já melhorado com a atualização do software feita em 2012 e com o novo corpo de válvulas, introduzido em 2011.
      O procedimento pode e deve ser feito!
      Vai na fé e rode com mais tranquilidade com o teu carro.

      Excluir
  27. Olá Xamã, bom demais?
    Estou com uma dúvida, adquiri um xsara picasso com o famoso cambio AL4, o que acontece é que o mesmo está dando tranco na redução da 2 para a 1 e tambem no lock up da 2, o que acontece é que as vezes dá o tranco e as vezes o mesmo não é perceptivel, o que recomenda a se fazer com o mesmo, o carro está com 88 mil km e o anterior dono era meio desleixado com o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,
      Boa dia!
      Olha, sinceramente, recomendo fazer uma troca de fluido e parar por aí...
      Após a troca completa do fluido, o melhor seria que você levasse o carro a um concessionário e verificasse por atualizações de software aplicáveis ao teu câmbio.
      Pode e deve melhorar bastante, a um custo relativamente baixo, meu amigo.
      A reprogramação do módulo costuma fazer as trocas ficarem mais rápidas e menos perceptíveis e ajuda a reduzir o consumo de combustível.
      Acho que seria o melhor para você.
      Um abraço grande e fique à vontade para perguntar.

      Excluir
    2. Muito Obrigado e parabéns pelo post.

      Excluir
  28. Muito Bom! Parabéns e muito obrigado! Este post é sensacional, já tinha pesquisado sobre fluido de transmissão e direção hidráulica, com estas infinitas especificações, mas este post põe tudo as claras, troquei o fluido da transmissão por um atf dexron II, mas a próxima troca será, sem dúvida por um Dexron VI! Muito Obrigado, xamã! Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Anderson!
      Estamos aqui para somar e ajudar quem precisa de informações.
      Um abraço grande!!!

      Excluir
  29. Boa noite!!! Tenho um Peugeot 206 sw automático ano 2007/2008 cambio al4 fiz a troca das solenóides e o mecânico está aguardando o oleo, qual óleo eu levo, fiquei um pouco confusa pois vi o acdelco dexron vi e o Mobil dexron vi?
    Agradeço desde já
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um dos 2 estará bem servida.

      Excluir
    2. Se trata do mesmo óleo, Ana! A Mobil produz e engarrafa como AC Delco, OK! Vai com fé! Ambos são bons produtos, do tipo semissintético.

      Excluir
  30. Ola amigo , comprei 12 mobil dexron Vi , tava lendo a parte de traz dele e diz q ele seria semi sintetico correto ? li tbm que a caixa de cambio usa o d3 syn se nao me engano e um megane 2007 esta com 118 mkm nao da nenhum tranco muito perceptivel ta bem normal o carro mas comprei pra dar uma lavada e deixar ele zero antes q de algum problema de tranco etc, eu posso usar esse oleo mesmo ou vou ter q tentar ver se a loja me troca por um que seja sintetico ? obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Carlos Gabriel.
      Não tem problema algum usar esse óleo semissintético que você comprou.
      Se trata de produto muito superior ao D3 Syn, em termos de tecnologia, de modo que você estará multiplicando a vida útil da tua caixa de câmbio.
      Pode usar sem ressalvas. Vai com fé!

      Excluir
  31. Xamã! Boa tarde!

    Poderia me informar qual a chave correta utilizar para retirar o bujão de esgotamento e colocação de óleo da caixa AL4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Thil,

      Rapaz, você me faz uma pergunta dessas depois de eu ter passado o meu C4 Pallas para o meu pai? TÔ a tempos sem mexer na AL4 do carro, mas vamos lá: A superior é, com certeza, a Torx 55. Já a inferior, se não for a mesma, é coisa simples de resolver, pois a medida é próxima.

      Espero ter te ajudado! Obrigado, mais uma vez, por acessar este blog.

      Excluir
  32. Grande XAMÃ, seu conhecimento é de grande valia, aposentei o MOBIL LT71141 e uso hoje Valvoline MAX LIFE ATF. Só alegria. Valeu, Abraço. Reinaldo - São Paulo - Brasil

    ResponderExcluir
  33. Olá...levei meu c4 pallas 2007 em uma loja especialista em câmbio aqui no Paraná e não me recomendaram o dexron VI pq me disseram que não é de linha d montagem....o que me recomendam fazer? ...ja ate comprei esse fluído..

    ResponderExcluir
  34. Rapaz, alguns mecânicos são muito bitolados, o Dexron VI é superior ao óleo original. Então use sem dó.

    ResponderExcluir
  35. Xama
    tudo bem contigo por favor queria sua opiniao e saber se o Dexron VI da valvoline full syntetic ou o PEAK full syntetic multivehicle atf seriam uma boa escolha para os AL4 e tbm se posso esgotar o oleo do cambio e colocar os 7 de oleo no chao pois irei descer o cambio pra trocar os retentores de volante e do conversor de torque , obrigado e parabens pelo belo trabalho e paixao pelo automotores.

    ResponderExcluir
  36. boa noite amigo, comprei um c4 com 140 mil km,o carro esta andando bem quando esta frio e morno ele troca todas as marchas muito bem, mas quando ele ta muito quente depois de rodar muito no transito, ele comeca a dar uns tranco de 1º pra 2, as outras marchas ficam normais porem não e sempre, as vezes se acelerar pouco não da o tranco, e si acelera com tudo não da,é estranho o comportamento nunca apareceu nenhuma mensagem de erro. De tanto lê seus tópicos, eu já baixei o óleo troquei 4 litros, vou fazer dinovo com mais 4 litros, sera que vai resolver na primeira tentativa não vi melhora, não resetei os parâmetros não.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Caro Eduardo comprei uma Kyron com caixa automática de 5 marchas ela está com 140 mil km e eu fui numa troca de óleo para fazer a troca de óleo do câmbio e o Mecanico falou que não tem como trocar todo o óleo porque fica uns 3 litros dentro do conversor de torque tem algum problema se o dexron vi se misturar com o outro óleo que acredito ser o original do carro ?

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde.....grato pelas explicações, ajudaram em fim a desmitificar a velha forma de fazer o consumidor sempre pagar mais caro.

    ResponderExcluir
  40. Cara parabéns pelo blog e pela tua iniciativa... Acho q o pessoal do c4 deve muito a vc... Desmistificar uma caixa com uma má fama só sendo o xamã do Brasil kkk... Enfim... Muito obg por nós esclarecer sobre o dexron vi. Agr podemos fazer as manutenções com mais qualidade e economia.

    ResponderExcluir
  41. Sou do RJ também e gostaria de saber se vc atende? Acho você fera demais e um serviço seu ia ser muito bem vindo pra mim...

    ResponderExcluir
  42. Caro Eduardo, estou confuso qto a capacidade total real de fluido da AL4,há uma divergência de informações já li matérias sérias dizendo que são 6 Lts e vc afirma que são 6,7 Lts voucom sua informacao vc sabe me dizer pq dessa confusao? Abcao e Parabens pelas suas materias e respostas.



    ResponderExcluir
  43. Estou para trocar o óleo da transmissão porém estou com uma dúvida enorme onde vou trocar só oferece o óleo da marca MOBIL DEXRON VI e o manual fala pra usar GM GENUÍNO DEXRON VI, a minha dúvida é os óleos é tudo igual ou l GM GENUÍNO ou ACDELCO é superior as outras marcas?
    Desde já agradeço e aguardo uma resposta em breve

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, gostaria de saber, se posso usar o óleo de transmissão automática Valvoline Dexron-VI no câmbio do meu Corolla 2005?

    ResponderExcluir